Páginas

sábado, 17 de setembro de 2011

Farol da Ponta Alegre

Bastou dar uma pequena especulada pela "net" para ver fotos e fatos interessantíssimos sobre a estrada da costa doce, vulgo, estrada da solidadão e do Farol da Ponta Alegre.
Descobri, entre outras coisas, que a idealização do farol foi compreedida pelo governo imperial como uma necessidade , visto que, as máquinas a vapor não estavam dando conta das inúmeras viagens de Rio Grande- Jaguarão para transportar o fluxo de passageiros e de produtos de comércio e seria necessário que embarcações, também desempenhassem esse trabalho de carregamento de produtos, mas a proximidade do banco de terra da lagoa era um obstáculo a ser vencido pelos navegadores e o farol fez-se imprescindível para navegação local.
Sem uma data precisa do início das obras de construção; a inauguração ficou registrada na história numa edição do Jornal Correio do Povo, atribuindo a inauguração ao dia 20 de Setembro de 1908;


“Foi inaugurado, no dia 20 do corrente, um pharol de 5ª ordem com torre quadrangular de alvenaria, de 16 metros de altura acima do solo e 17 acima do nível das águas, 1.000 metros ao SW da Ponta Alegre, na Lagoa Mirim. Sua luz é branca, fixa, visível a 12 milhas, com tempo claro. A torre é pintada de branco, bem como as duas casas dos pharoleiros que lhe ficam juntas”.

CONFORME O BLOG:
http://autoretratopedro.blogspot.com/2009/01/o-lugar-e-sua-histria-ii-o-farol-da.html

A beleza deste pedacinho do Brasil denominado "Ponta Alegre," adentra as águas claras e mansas da Lagoa Mirim esconde belíssimas paisagens que estão exímiamente registradas nas seguintes páginas:

www.flickr.com/photos/pedivela/sets/72157594494537692/
Registros do fotógrafo: Poti Campos




www.flickr.com/photos/likinha/5489619592/
Registros da fotógrafa: Eliana Lúcio



E de quebra encontrei um vídeo de uns velejadores que filmaram não só o farol como a vista paradisíaca de cima da torre, vale muito apena conferir não só o vídeo, bem como, as fotos!



0 comentários:

Postar um comentário