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quarta-feira, 5 de outubro de 2011

História do Farol da Ponta Alegre



Em 03 de novembro do ano de 1857, preocupados com uma boa e segura navegação na Lagoa Mirim, o Governo da Província deixou aos cuidados do Barão de Caçapava, o desenvolvimento de um parecer sobre quantos faróis deveriam ser erguidos ao longo da lagoa para garantir uma boa navegação.
O barão chegou a conclusão de três faróis nas respectivas localidades: um na Ponta Alegre, um na Baliza do Juncal e outro na Ponta de São Tiago. O parecer do Barão de caçapava foi aprovado pelo Coronel Jardim, que fora encarregado pelo governo a fim de examinar e marcar oos lugares para as construções dos faróis da Lagoa Mirim.
Embora todo esse empenho de desenvolver estudos e pareceres a cerca das construções dos faróis, até novembro de de 1858, ainda não havia sido construído nada naqueles locais, sob alegação do governo da Imperial de falta de verbas na lei orçamentária, conforme comunicado do Presidente da Província datado de 11 de Janeiro de 1858: " (...) não podia ser levado a efeito a construção deses faroletes."
Mesmo assim, a preocupação com a navegação na Lagoa Mirim continuou, devido ao fato da navegação comercial e de passageiros, ter se tornado muito intensa nessa época, tendo o vapor Rio Grandense feito 22 viagens no período de outubro de 1859 à junho de 1860 com destino de Rio Grande /Bagé e média de 186 passageiros à ré e 138 na proa.
Em 1869, os vapores Guarani e o Rio Grandense, que faziam a linha Pelotas/stª Isabel/ Jaguarão, fizeram 26 viagens com um total de 1.107 passageiros, porém, com a Guerra do Paraguai os projetos do Governo Imperial continuavam paralisados, inclusive os de construção do Farol da Ponta Alegre.
No início do século, sem nenhum registro histórico aparente, iniciaram-se as obras de construção do farol tendo sua inauguração registrada pelo Correio do Povo( Porto Alegre, 30.09.1908) telegrama:

“Foi inaugurado, no dia 20 do corrente, um pharol de 5ª ordem com torre quadrangular de alvenaria, de 16 metros de altura acima do solo e 17 acima do nível das águas, 1.000 metros ao SW da Ponta Alegre, na Lagoa Mirim. Sua luz é branca, fixa, visível a 12 milhas, com tempo claro. A torre é pintada de branco, bem como as duas casas dos pharoleiros que lhe ficam juntas”.

Então, essa foi minha singela observação e exploração a respeito desse gigantesco e obsoleto FAROL DA PONTA ALEGRE, que embora não guie mais os navegadores da Lagoa Mirim, guia os moradores e visitantes que ali passam, para um universo imaginário de instigantes interrogações nostálgicas de um tempo em que não vivemos, mas que gostaríamos de ter vivido; como na canção do mestre Renato Russo: "é só você que tem a cura pro meu vício de insistir, nessa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi"



Últimas notas...

Os faróis, como todos sabem, são usados para alertar os navegantes sobre a proximidade da terra. Inicialmente, acesos com fogueiras e luzes de azeite de oliva ou óleo de baleia, atualmente, os faróis funcionam com energia elétrica;

Em 1860, a Marinha de Guerra dispunha de cinco navios no Rio Grande do Sul, sendo dois posicionados na Lagoa Mirim;

A Ponta Alegre é ponto de parada obrigatório dos navegadores que ainda aventuram-se por essas água, sendo o Farol local estratégico de parada para descanso e registro de belas imagens do farol e de sua vista paradisíaca do alto de sua torre.

O Farol da Ponta Alegre já serviu de cenário a modelo Bibiana Freitas, de Arroio Grande, num trabalho do fotógrafo Fernando Duran para o Portal Moda Mais, que realiza trabalhos com modelos da região sul. A modelo pousou para as fotos não apenas no farol, mas em outros pontos turísticos do município de Arroio Grande como Igreja Santa Isabel, Obelisco, Ponte Mauá, Estância do Liscano/Forte são Gonçalo, Ponte Carlos Barbosa, Locomotiva e Chafariz das Nereidas.
Vale muito apena conferir o vídeo de ensaio através link:

Infelizmente são poucos e escassos os registros históricos do farol, embora acabado esse trabalho, estarei sempre em busca de mais informações, portanto, se você tiver algo a mais para acrescentar entre em contato comigo através de comentários!


Agradecimentos:

A Marinha do Brasil em especial aos seguintes amigos:

1ºSG-HN Lessa

Mauro Vidal de Lima
Capitão-de-Corveta

Paulo Pereira Oliveira Matos
Capitão-de-Corveta

Ao amigo e gentil colaborador:
Pedro Jaime Bittencourt Junior

Fonte de pesquisa:

"O Farol da Ponta Alege no seu centenário".
Dr. Sérgio Canhada


Imagens:

www.flickr.com/photos/pedivela/sets/72157594494537692/
Registros do fotógrafo: Poti Campos



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