Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012

Educação Libertadora de Ideais Capitalista, será possível ou um sonho inatingível?!









Hoje participei pela manhã de uma palestra sobre Educação Ambiental, a palestrante faltou e, em seu lugar, veio um doutorando da FURG em Educação Ambiental, um cubano que teceu uma palestra com a participação e questionamento de todos os presentes, num dado momento, ele toca no assunto de solidariedade e que hoje em dia os médicos veem os pacientes apenas como clientes, então, eu tive de intervir com a ressalva de este tipo de atitude é característico do capitalismo ao qual vivemos... Diante de outros questionamentos críticos que fiz a respeito e com certo repúdio a este sistema ao qual estamos alienados, bitolados e, de certa forma, manipulados feito marionetes.
Existe uma canção da banda Legião Urbana que diz "O mal do século é a solidão,Cada um de nós imerso em sua própria arrogância,Esperando por um pouco de afeição"... de certa forma existe um fundo de razão nesta canção, mas eu agregaria a esta canção, que o começo de todos os males dos séculos é, e sempre será, o capitalismo e tudo aquilo que a ele se agrega: egoísmo, disputas por poder( incluindo revoltas, guerras, empasses entre países, consumismo, inversão de valores, desigualdades sociais, descasos, impactos e desastres ambientais)...
A coisa foi tão bem elaborada e tão bem estruturada que as pessoas acham absolutamente normal essa ideia de progresso( urbanos, tecnológicos, socioculturais, etc) e de consumismo desenfreado por uma modernização de padrões que vão desde uma ditadura de moda( roupas, sapatos, cores de tecidos, esmaltes e maquiagem) até uma ultima versão de um programa de informática.
Trocamos tudo que podemos trocar em nossas vidas: celular bom por outro melhor ainda, geladeira em bom funcionamento por uma outra com água na porta ou em inox, deixamos de usar certas roupas e calçados porque ninguém mais usa, iniciamos a pagar uma conta e antes mesmo de terminar de pagá-la nosso produto já esta ultrapassado porque o fabricante já está a ponto de lançar outro no mercado como "top de linha"... Não é raro encontrar lojas de assistência técnica de novas marcas de produtos eletrônicos? Já foi o tempo que a gente pode dizer que:-" aquele aquecedor tem 38 anos e troquei suas resistências na autorizada e agora ficou novo de novo" as coisas ditas como bens duráveis, estão vindo com prazo de validade e se estragou dificilmente existe uma peça para substituição ou se existe já não se adapta aos modelos antigos. O mesmo ocorre com certos profissionais que estão quase extintos como é o caso dos relojoeiros, sapateiros e artesãos de peças e produtos que antes eram feitos manualmente e com produtos de grande resistência e durabilidade, porém, hoje estão sendo feitos em larga escala nas indústrias e com materiais descartáveis, pouco duráveis e de péssima qualidade( como é o caso dos relógios e sapatos)...
Mas, quem estipulou essas mudanças??? Quem fomentou esses ideais de produção em massa e promessas de inúmeros empregos??? Quem nota grandes melhorias com essas mudanças???
O que nos trouxe, de fato, o progresso industrial???
Talvez muitos pensaram:- conforto! Comodidade! Facilidade e outros tantos benefícios que a modernidade trouxe aos lares e a vida das pessoas!
Ok! Bingo! Todos estes são ótimos benefícios e existem muitos outros... O fato é a falsa ideia que se originou de necessidade de atualização destes bens, atualizar-se as ultimas versões lançadas pelo mercado, pois sempre haverá novos lançamentos e a cada novo produto adquirido um novo produto deixa de ser utilizado, com o tempo ele vira lixo e lixo é algo que não existe!
- Mas como assim??? Não existe lixo? E o que é aquilo que o caminhão de coleta leva semanalmente de nossos lares???
Aquilo que chamamos de lixo é degradação do meio ambiente, é acumulo de produtos não-orgânicos que irão permanecer na natureza sem beneficiá-la porque não haverá o ciclo de renovação, porque da terra não saiu e para terra não voltará por que não faz parte na natureza. O lixo é o filho imundo do capitalismo é a sua "cria" destruidora que, na maioria das vezes, é sem solução porque nem tudo que é lixo é reciclável e daí o que fazer com ele???
Vivemos juntamente com a natureza e a imundície que nós mesmos produzimos e, muitas vezes, produzimos lixo sem necessidade porque nos rendemos ao impulso de comprar e comprar e comprar, não reciclamos nada, não consertamos nada, não consumimos menos e com mais consciência. Somos movidos por modismos do momento, em TER pra mostrar que TÊM e TER pra mostrar quem SOMOS, como se o TER fosse algo melhor ou superior ao SER; ou ao SER HUMANO.
Eis o CAPITALISMO, eis o EGOISMO que ele trás consigo que faz o ser humano acabar com a natureza visando lucros, riquezas... Que faz o cidadão gastar o que tem e não tem na busca compulsiva por um consumismo desenfreado... Que provoca guerras, guerrilhas e revoltas por causa de terra, de petróleo e de inúmeros outros recursos naturais...Que suja o meio ambiente como se não pensasse no futuro das próximas gerações e de seus próprios descendentes... Que faz o ser humano tão racional ser tão pretensioso ao julgar-se melhor que seus semelhantes pelo simples fato de ter o que o outro não possui, por pertencer a um outro padrão social...
O capitalismo é que tem feito as crianças serem o alvo da vez da mídia consumista porque se uma criança quiser algo, os pais por amor ao filho irão se esforçar pra dar sempre o melhor, mas o melhor está a cada mês saindo das fabricas e os pais não conseguem satisfazer seus filhos cada vez mais antenados e consumistas, e o que será dessas crianças no futuro??? Que tipo de adultos se tornarão???
Já vi nos pátios de escolas e em grupos de crianças do bairro, meninos e meninas tão humildes, crianças que podia ver em seus olhos seu grande potencial, boas e dotadas de humanidade e solidariedade apesar de seus chinelos gastos e roupas desbotadas eram felizes com o pouco que tinham e na escola e no convívio com outras crianças mimadas e sem limites de valores e respeito ao próximo, eram humilhadas por estas crianças que tudo têm e que nada entendem de valores humanos, apenas julgam por estética e aparência... Parece mentira, soa como algo cruel falar deste assunto, mas crianças que deveriam ser apenas crianças; inocentes crianças, que não deveriam selecionar pessoas por raça, padrão estético, religiosidade ou nível social, mas que POR ALGUM MOTIVO, JÁ NA SUA INFÂNCIA E VIDA ESCOLAR, REPRODUZEM ESSA CONDUTA(distorção ou ausência total de valores) QUE É TÃO MARCANTE EM ALGUNS ADULTOS...
Seria isso um novo fenômeno social??? Influência da mídia??? -"não sei! mas o fato é que está ocorrendo uma hora aqui, e outra ali, observo crianças e jovens medindo forças de status: o celular ultramoderno, o brinquedo caro que apareceu na mídia ou aquele tênis que comprometeu 30% do salário do pai, trabalhador assalariado.
Antigamente, as crianças corriam nas ruas e nem sonhavam com novas tecnologias, ganhavam um tênis de marca irrelevante e eram muito felizes...
-Quem foi que implantou essas ideias capitalistas na mente das pessoas???
-Quem foi que corrompeu os olhares humanos, diferenciando as pessoas com ar de superioridade???
-Quem foi que disse que dinheiro trás felicidade??? (Dinheiro deveria suprir necessidades essenciais e não acumular riquezas e desigualdades, fazer a alegria de poucos e em contra partida a tristeza de muitos, que por falta de dinheiro sentem-se diminuídos diante de seus semelhantes)
-Quando foi que surgiram os roubos, os assaltos, sequestros, a disseminação das drogas em busca de novos viciados e mais e mais giro de dinheiro, dinheiro sujo a fim de gastá-lo com bens e riquezas que preencham o ego humano???
Capitalismo é o mal de todos os males...
Salvem suas crianças deste mal, eduque as novas gerações contra os ideais capitalistas e façam com que de uma vez por todas as crianças entendam que o satisfaz a alma não custa dinheiro algum, porque dinheiro não compra felicidade e felicidade começa em deixar de pensar em ter, ter e ter... mas agradecer pelo que se tem, ajudar aos que tem menos que a gente, conversar com pessoas que te querem bem pelo que és e não pelo que tens e saber que o mundo SEM CAPITALISMO seria um MUNDO SEM: inveja, destruição, opressão,desigualdade, ódio e tristezas...

( deixo em aberto porque este pensamento não tem fim)





0 comentários:

Postar um comentário