Páginas

sábado, 29 de outubro de 2011

Semana Acadêmica em Herval.


Dos dias 24 a 28 de Outubro de 2011, ocorreu no Pólo Universitário de Herval a Semana Acadêmica e I mostra científica.

Dia 24/10- Palestra

sobre Políticas Públicas de Educação com a professora Eva Lizet Ribes- Pedagoga
Mestre e Doutora em Educação.

Cativou a atenção de todos com seu bom humor e sua palestra envolvente onde traçou brilhantemente a história da educação brasileira desde meados de 1930, estabelecendo seu funcionamento e suas formas de "hierarquias" até chegar ao contexto atual com as últimas atualizações da LDB( Leis de Diretrizes e Bases).

Dia 25/10 Palestra sobre A Formação de professores numa nação multirracial e pluriética: uma reflexão dialética e dialógica de
desconstrução e reconstrução de práticas pedagógicas. Prof. Joseph Handerson-UFPel.

Uma palestra que marcou e demarcou a importância de pensarmos na questão multirracial num país repleto de diversidades e pluralidades como o Brasil, onde professores deparam-se com alunos ímpares
que devem ser respeitados em suas origens e diferenças durante o processo pedagógico, pois os alunos
não são e nem nunca serão homogêneos.
Cabe ao educador desenvolver projetos junto com os alunos a fim de detectar as necessidades dos alunos, fazer formação continuada, palestras, trabalhos interdisciplinares e estabelecer
parcerias com pais,alunos e comunidade para chegar a práticas heterogenias.
Além disso, ainda trouxe a Profª. Francine Handerson, que nos agraciou com sua beleza e simpatia, disponibilizando
a todos um curso de extensão sobre a cultura afro brasileira, trazendo na ocasião um interessante jogo de palavras de origem africana.













Dia 26/10 Palestra sobre EAD: Limites e Possibilidades- Profª. Regina Trilho Otero

Numa maratona de perguntas e questionamentos fez o público refletir sobre a dimensão que as tecnologias e a educação a distância têm
tomado na sociedade atual, estabeleceu as diferenças entre os nativos digitais e imigrantes digitais, motivando os imigrantes digitais que através da perseverança podemos, com certeza, nos tornarmos quase iguais aos nativos digitais.
Cativou o público com seu "jeito de pessoa boa" como pude ouvir comentários de acadêmicos de outros cursos.






Dia 27/10 Palestra Diversidade dos Sujeitos no Espaço Escolar
Profª. Marielda Barcellos Medeiros- UFPel

Outro exemplo de pessoa com aspecto de gente boa palestrando, foi a Marielda que trouxe em sua fala histórias de sua vida docente onde nos fez refletir da importância do professor em agir de forma justa diante das brincadeiras maliciosas em torno da diversidade nas escolas,falando sobre questões como a sexualidade.
Na saída deixou-nos com a semente da reflexão de que somos luzes e se somos luzes somos capazes de brilhar, mostrando-nos um trecho do filme "Treino para Vida".

Dia 28/10 Palestra Libras? Que língua é essa?
Prof. Fabiano Souto Rosa

Assim como o título a palestra foi uma série de questionamentos que o Prof. Fabiano fez aos acadêmicos com o auxilio de seu intérprete.
Questionamentos comuns, mas que confundem a cabeça das pessoas que não convivem com deficientes auditivos e, sendo assim, desconhecem as peculiaridades dessa língua.

0 comentários:

Postar um comentário