Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Direitos Humanos no Currículo Escolar numa sociedade violenta.

Semana passada o Brasil e o mundo tomou conhecimento de um vídeo que indignou a todos que o assistiu, onde uma enfermeira matou cruelmente um cachorrinho em frente ao seu filho de aproximadamente três anos de idade... Um dia depois correu pela internet a falsa informação de que a mulher havia sido encontrada morta, muito provavelmente assassinada por justiça feita pelas " próprias mãos" de algum cidadão indignado. Imediatamente fui buscar com amigos maiores informações, mas nada obtive de concreto; hoje ao assistir ao jornal da rede Record, tive a informação de que ela está viva e morando em um novo endereço de onde está correspondendo as investigações da Polícia...
Enfim, o que me chamou a atenção neste caso foi o fato da possível vingança que essa mulher, mãe e acima de tudo esse ser humano suscetível a erro(como todos nós somos) ser brutalmente assassinada e, na ocasião,me perguntei: -" A que ponto chegou um ser humano, de julgar-se incumbido dos poderes de Deus a ponto de tirar a vida de um ser humano; de uma mãe?";
-" Quem de nós nunca errou na vida, seja em pequenas ou grande proporções?"
- " Que valor nós seres humanos; ditos racionais, estamos atribuindo a vida humana a fim de comparar a morte de um cão com a morte de um ser semelhante a nós?";
-" Quantos parentes o pobre cãozinho deixou órfão? E quantos parentes e filhos essa enfermeira deixaria enlutados e órfãos caso viesse a ser assassina?"
Não quero aqui de maneira alguma desmerecer o tamanho do fato:- Ela foi errada ao tirar a vida daquele cão; indefeso cãozinho, foi extremamente infeliz ao fazer essa barbárie em frente ao seu filho, que presenciou atos insanos de violência ao um ser vivo e indefeso, mas nada justifica os comentários que presenciei durante a divulgação da matéria "fake" de que ela havia sido assassinada. As pessoas postaram em meus comentários no orkut e nas comunidades em que li, coisas do tipo..."já vai tarde", "tivesse o que merecias vadia", etc e tal.
Gente, para tudo! Vamos raciocinar, ou melhor, sejamos ponderáveis! Essa mulher é um pessoa sem antecedentes criminais, provavelmente ela está passando por algum momento ruim na vida e o que ela precisa é de um tratamento psicológico pra saber enfrentar isso sem matar animais indefesos e saber contornar essas situações difíceis pra tocar a vida adiante e criar seu filho que precisa de uma mãe fisicamente e psicologicamente sadia.
Creio que essa atitude violenta da sociedade, me fez refletir no quão importante será a introdução dos Direitos Humanos no Currículo escolar, pois as crianças e jovens tem que aprender a lidar com sentimentos de indignação, repulsas aos atos alheios e entender o papel de cada um dentro da sociedade diante de fatos que mereçam intervenção da justiça e não da justiça dos homens comuns da sociedades, mas de homens capazes de julgar corretamente, sem violência mas com a privação da liberdade desses delinquentes, bandidos e pessoas com surtos absurdos de violência.
Os professores mais uma vez terão suas atribuições aumentadas com outros ensinamentos, mas creio que entre fórmulas quase sem perspectivas de uso pra vida adulta o discernimento dos direitos humanos será de grande valia pra vida toda dos alunos.
Quem sabe o dia em que o ser humano agir com menos agressão e mais razão o mundo não se tornará um pouco melhor???
Deixo aqui um velho ensinamento de Cristo: -"atire a primeira pedra quem nunca pecou"
e vamos estender pro resto do ano e de nossas vidas aquele espírito natalino tão lembrado durantes esses dias próximos do natal...

A quem não concordar com nada do que escrevi, deixo a reflexão: a lei de talião é seguinte "olho por olho, dente por dente" datada por volta de 1700 ac, se você ainda pensa assim, creio que está na hora de rever seus conceitos e se reciclar, pois já estamos no séc. XXI.

Um maravilhoso natal a todos!

0 comentários:

Postar um comentário